quinta-feira, 9 de abril de 2009







Fome
Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.
A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, mas implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados. (Junho de 2002).


África
Devastada por secas e cheias, mas sobretudo por guerras civis (entre 30 e 40 no final do século XX), todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Terminados os conflitos o terror não termina nas zonas rurais, onde a presença de minas e de munições não explodidas constitui uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.
Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome que há muito mata nestes países milhões de africanos, já deixou de ser notícia na imprensa internacional. Entre as principais causas desta mortandade está a seca, as guerras e a permamente instabilidade política e religiosa na região.
Zambia, cerca de quatro milhões de pessoas (numa população de dez milhões) foi afectada pela seca que destrui, este ano, parte das suas colheitas. A situação está a tornar-se rapidamente catastrófica. (Dados de 2002)
Na África austral, existem presentemente 10 milhões de mulheres, homens e crianças a conhecer formas extremas do flagelo da fome. Malawi, Zimbabwe, Lesotho e a Swazilândia são alguns dos países mais afectados. Malawi, enfrenta seca e a pior fome nos últimos 50 anos. Segundo o governo, 70% da população de 11 milhões passa fome.
Em Moçambique e Angola (apesar de ter terminado a guerra), a situação é reconhecidamente trágica.(Junho de 2002)
As perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África sub-sahariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões em 1999 para 404 milhões em 2015, afectando perto de metade da população da região (Banco Mundial, Abril de 2003).


11 comentários:

  1. FOME.... UM ASSUNTO QUE HOJE EM DIA NINGUEM FAZ NADA A RESPEITO,TODOS PENSAM APENAS EM SI MESMO,MAS E AS CRIANÇAS E ADULTOS QUE MORREM POR FALTA DE COMIDA ??? ACHO QUE ESSE BLOG É IMPORTANTE PARA DISCUTIRMOS ESSE ASSUNTO....

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha..! E o mundo devia acorda pra essas coisas! Muito bom o site !;)

    ResponderExcluir
  3. E ninguem faz nada pra muda isso ;S

    ResponderExcluir
  4. PDK, MAAS FALAR EH FACIL.. TEM GENTE Q FALA FALA E NAUM FZ ND...
    JA TEVE TEMPO Q LULA ERA APENAS UM MOLUSCO XD...
    MAS SE FORMOS ESPERAR ALGUMA COISA DOS POLITICOS VAMOS ACABAR MORTOS ( SEJA DE FOME OU NAO )... MAS EH EH ISSO AI.. VAMUU FZ ESSES CARAS ACORDAREM PRA VIDA...

    ''A UNIAO FZ O ARROZ''

    ResponderExcluir
  5. Adooreei o siiite elee esta muiito bom,apenas nãoo goosteei do quee vii neele pois é dificil pra mim mesmo porque enquanto tenho tudo,outras pessoas nãoo tem nada :s e isso me dóooi pois o mundo tem que parar e ver as verdadeeiras Necessidades desse povo! não podemos nos esqueceer que eles também são SERES HUMANOS..e merecem uma vida digna como qualquer ooutra pessoa!

    ResponderExcluir
  6. Esta é a triste realidade do mundo que vivemos. Filhos de Deus que estão sofrendo, é o momento de nos despertarmos e começarmos a fazer nossa parte, não adianta so ficar reclamando dos governantes. Cada um de nos fazendo um pouco podemos mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  7. Revoltante a fome no mundo...enquanto os politicos exercem seus poderes, milhares de pessoas morrem e , o egoismo e egocnetrimso humano toma conta de nossas mentes.Uma sociedade doente, futil e mediocre..Uma sociedade em que irmandade não existe! Queremos sempre mais, mais e mais..
    e as vezes isso me chateia..me chateia pois sei que por mais que doações são feitas, a má distribuiação de renda gera , cada vez mais a desigualdade e junto a falta de conscientização de que não precisamos de muito..precisamos apenas de um pouco! Precisamos apenas, ser irmãos!
    Adorei o Blog, assim como adorei fazer o meu tambem! Quem sabe o maior objetivo , que é chocar as pessoas seja alcançado e que não fique apenas nas palavras!
    Ana Paula Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ..iSso a midia ñ divulgaa...Só qer saber de viver fingindoo ki so existe um mundoo Bunitoo...nos jornais vc só vê falar...Dos ricos...É uma Vergonha....Acordaa Mundo

    ResponderExcluir
  10. Acho que precisamos falar mais de Jesus e de Deus para as pessoas, pois o momento em que vivemos, só ele pode mover o coração dos pessoas e realizar o impossivél na vida desses que estão esqueçidos pelo, governo, pela sociedade e pelo mundo!!!

    ResponderExcluir